Por Grazi Iacocca
Tem coisa mais gostosa do que fazer com as próprias mãos? Dá uma satisfação enorme! Por isso adoramos receitas simples que podem ser preparadas com a participação das crianças. É o caso da nossa tinta caseira, tão fácil que as queridas Sofie e Maria Luisa, de cinco anos, nem precisaram da nossa ajuda, fizeram tudo sozinhas e foi um sucesso!
As meninas adoram pintar, o que é uma atividade comum para elas, mas preparar a própria tinta deixou tudo diferente e mais divertido. Primeiro olharam desconfiadas para os ingredientes. Será mesmo que vão virar tinta? Começaram então a misturar e perceberam a transformação da textura. Seguras do que estavam fazendo, aceitaram a ajuda do Antonio, que observava curioso tentando descobrir o que estava acontecendo. Explicaram que era preciso distribuir a tinta em pequenos potes para fazer as diferentes cores. Cada um ganhou algumas gotinhas de corante e muitas mãozinhas ajudaram a misturar, incluindo as do Gael, que logo quiseram experimentar a diferente textura da tinta.
Papel na mesa, muita criatividade e lindos desenhos foram surgindo. Sofie resolveu experimentar várias maneiras de pintar. Pincel, palito de sorvete, os dedos… e que tal usar a mão inteira? Corre pegar um papel novo para fazer a experiência! Maria Luisa resistiu um pouco, mas por fim achou graça na bagunça da irmã e resolveu participar também. Vamos misturar todas as cores para ver o que acontece? A diversão foi tanta que só terminou quando acabaram as tintas.
Dicas no fim do post. Não deixe de ler! ♥



DICAS
- Atividade perfeita para os pequenos que adoram pintar com os dedos.
- Ou pintar com os pés!
- Para os maiores, brinque com as cores na hora do preparo. Use apenas as três primárias – azul, amarelo e vermelho – e crie as secundárias fazendo misturas.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Visão e tato.
- Imaginação. Desenhar é um dos melhores estímulos para a criatividade.
- Concentração.
SEGURANÇA
- A tinta é segura para os pequenos passarem na pele ou colocarem na boca, mas não pode comer!
- Evite contato com os olhos e lave com água caso aconteça.
- Cuidado com tinta no chão pois os menores podem escorregar.
- Qualquer atividade precisa da supervisão de um adulto. Não deixe as crianças sozinhas.
PREPARO e BAGUNÇA
- A receita é simples, mas é preciso ter todos os ingredientes em casa.
- Prepare-se e deixe a bagunça correr solta. Cabelo azul e nariz amarelo? Não se assuste, tinta caseira é bem mais fácil de sair das roupas e da pele do que as industrializadas. Das paredes também! Só não demore para limpar pois podem deixar manchas.
Adorei esta receita e estou louca pra fazê-la com meus pequenos. Gostaria de saber se da para guardar a tinta caso sobre alguma coisa? E qual seria a melhor forma de guardar? Obrigada :)
Mari, aqui dificilmente sobra tinta! Já guardamos por uma semana em potinhos fechados e foi preciso misturar bem antes de usar novamente pois a textura muda. Quando queremos pouca tinta, usamos uma xícara de café como medida. Afinal preparar também faz parte da brincadeira. Divirta-se!