Encontramos pela casa três pequenas latinhas com tampa plástica, e logo nos deu vontade de pensar em brincadeiras para fazer com elas. Juntamos alguns outros materiais e criamos um simpático trio para estimular a curiosidade dos pequenos.
Com alguns palitos de sorvete, montamos a primeira latinha. Bastou fazer pequenos cortes na tampa plástica e encaixar cada palito em um dos buracos. Pronto! Virou um jogo de encaixe lúdico e perfeito para estimular a coordenação motora.
Para a segunda latinha, usamos fichas de dois tamanhos diferentes que sobraram de um antigo jogo. Fizemos dois cortes na tampa e criamos um cofrinho para ajudar os pequenos a descobrirem as diferenças de tamanho.
Com fitas coloridas, transformamos a terceira em uma atividade de puxar de um lado para o outro, estimulando o raciocínio e ajudando a criança a entender os movimentos com ação e reação. Muito simples de fazer, né?
E para testar nosso trio de latinhas convidamos a Alice, nossa super parceira de brincadeiras. Curiosa, foi logo pegando todas e investigado uma a uma. A que mais chamou sua atenção foi a dos palitos. Mexeu, virou, puxou um palito, mais outro, até não sobrar nenhum na lata. Virou mais uma vez, desvirou, apoiou a lata no chão e arriscou devolver os palitinhos para os seus buracos.
Depois se deu conta que as outras duas latinhas ainda estavam lá e mudou de atividade. Tentou colocar as fichas nos buracos. Não conseguiu de primeira mas continuou tentando. Por fim, encaixou duas fichinhas e desistiu, talvez porque a lata com fitas roubou sua atenção. Ficou um bom tempo concentrada, só observando. Custou a puxar a primeira fita, mas quando percebeu que era possível esticar de um lado e depois do outro, adorou a brincadeira! Mostrou orgulhosa para a mamãe sua nova descoberta, e só largou a latinha quando a fome chegou, e saiu correndo para buscar um lanchinho na cozinha.
Tem passo a passo de todas as latinhas no fim do post! ♥
DICAS
- A latinha para as fitas precisa ser de papelão para fazer os furinhos e também para brincadeira ficar mais segura para os pequenos dedinhos.
- Cuidado com farpinhas, mesmo que de plástico, para não machucar a mão.
- Dá para fazer latinhas do jeito que a criatividade mandar: com pompons ou guizos nas pontas das fitas, com buracos e tampas de diferentes tamanhos, ou mesmo cortando fichas de um papelão mais grosso. Os palitos podem ser coloridos também para brincadeira trabalhar cores.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Coordenação motora. Enfiar e tirar fichinhas e palitos dos buracos exige bastante coordenação dos pequenos.
- Raciocínio Lógico. Aprender que puxando a fita de um lado ela fica menor do outro e vice-versa é um ótimo exercício de raciocínio, além de estimular a compreenção de ação e reação imediata.
- Concentração.
- Sensorial. Trabalhar com diferentes materiais como palitos, fitas, plástico e fichas de espuma permitem também a exploração sensorial.
SEGURANÇA
- Não use objetos pequenos que possam ser engolidos. Se a criança ainda estiver na fase de colocar as coisas na boca, melhor esperar um pouco para apresentar a atividade.
- A atividade sempre deve ser acompanhada por um adulto.
PREPARO E BAGUNÇA
- O preparo é moderado. Precisa ter um pouco de paciência para fazer os cortes e furinhos nas latas e tampas.
- Sem bagunça. É só fazer e brincar.
Adorei muito criativo.
Oi gente, estou adorando o site de vocês mas estou meio perdida pois as brincadeiras não têm idade recomendada. Tenho um afilhado de um ano de 8 meses e po rexemplo, não se se essa brincadeira é adequada para a idade dele.