Que tal montar um jogo em cinco minutos usando apenas tampas? Testamos a ideia e os meninos aprovaram. Vale tampa de garrafa de água, do pote de requeijão que acabou, da garrafa de leite, do potinho plástico que quebrou, do vidro de cogumelos. A única regra é variar os tamanhos. Coloque todas as tampas separadas sobre uma folha de papel grande, desenhe os contornos e pronto. O desafio é encaixar cada tampa em seu contorno.
Para não confundir ou atrapalhar o foco, fizemos apenas um jogo para que os meninos brincassem cada um de uma vez. Antonio, por ser seis meses mais velho e estar mais familiarizado com as formas, começou a brincadeira. Ele rapidamente entendeu qual era a proposta e achou divertido tirar e colocar as tampas nos contornos. Não sabíamos qual seria a reação do Gael e, para a nossa surpresa, ele participou também. Pensamos que talvez fosse pequeno demais para a atividade, afinal usamos tampas com formas e tamanhos parecidos. Mas ele, muito curioso, observou o Antonio e encarou o desafio, seguindo até o fim e conseguindo encaixar todas as tampas.
Para nós ficou a lição de que o importante é respeitar o interesse e a curiosidade de cada criança, e não apenas seguir regras com base na faixa etária. Se ela quiser brincar, ótimo! Mas, se não quiser, é só deixar a atividade para um outro momento, não é verdade?
Quer brincar também? Tem dicas no fim do post. ♥






DICAS
Para não confundir ou atrapalhar o foco, fizemos apenas um jogo para que os meninos brincassem cada um de uma vez. Antonio, por ser seis meses mais velho e estar mais familiarizado com as formas, começou a brincadeira. Ele rapidamente entendeu qual era a proposta e achou divertido tirar e colocar as tampas nos contornos. Não sabíamos qual seria a reação do Gael e, para a nossa surpresa, ele participou também. Pensamos que talvez fosse pequeno demais para a atividade, afinal usamos tampas com formas e tamanhos parecidos. Mas ele, muito curioso, observou o Antonio e encarou o desafio, seguindo até o fim e conseguindo encaixar todas as tampas.
Para nós ficou a lição de que o importante é respeitar o interesse e a curiosidade de cada criança, e não apenas seguir regras com base na faixa etária. Se ela quiser brincar, ótimo! Mas, se não quiser, é só deixar a atividade para um outro momento, não é verdade?
Quer brincar também? Tem dicas no fim do post. ♥






DICAS
- Quando perceber que a atividade ficou fácil demais, desenhe novamente as mesmas tampas em uma ordem diferente.
- Faça variações da brincadeira usando outros objetos.
- Atenção para não criar desafios muito complicados que possam deixar a criança frustrada e sem interesse. O objetivo de qualquer atividade é divertir e entreter.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Visão.
- Raciocínio lógico.
- Concentração.
- Coordenação motora.
SEGURANÇA
- Procure não usar objetos muito pequenos, que possam quebrar ou cortar.
PREPARO E BAGUNÇA
- Muito simples e fácil.
- Para brincar dentro de casa.