Por Renata Maria
Outro dia convidamos nossa amiga Giovanna, de 3 anos e 7 meses, para brincar com a gente. E em uma conversa com a mamãe e o papai, descobrimos que Gigi é curiosa, exploradora e que gosta de se movimentar bastante. Então pensamos: que brincadeira fazer? Uma atividade de movimento? E se fossemos todos caminhar pelo parque explorando elementos naturais e, no fim do passeio, fizéssemos alguma coisa com eles? Que tal uma colagem? Melhor ainda: uma colagem que vira móbile para ela pendurar onde quiser!
E assim nasceu nosso móbile natural. Começamos percorrendo o parque colhendo flores, folhas e sementes de cores e formatos diferentes. E quando achamos um cantinho tranquilo, tiramos nossos pratinhos de papel, cola, fitas e um furador para começar a brincadeira.
Gael e Antonio, sempre curiosos em explorar novos espaços, largaram a atividade nos primeiros cinco minutos, mais interessados em subir no escorregador e brincar com a areia.
Já Gigi, para a nossa surpresa, ficou concentrada por mais de uma hora! Começou passando cola no pratinho e colocando uma flor. Um pouco mais de cola, uma semente. E cola novamente. Foi quando percebemos que para ela passar cola era mais divertido do que colar! Deslizava o palito pelo pratinho com harmonia, como se fosse tinta e pincel. Nos veio então a ideia de colocar algumas estrelinhas metálicas esquecidas no fundo da bolsa para deixar a cola com mais um elemento. E ela adorou! A cada novo copinho que enchíamos pedia mais e mais estrelinhas.
Sempre concentrada, de vem em quando interrompia a atividade a procura do papai para dizer: “Olha que lindo o que estou fazendo!”. E, muito orgulhosa, mergulhava novamente na composição de folhas, flores e sementes em que estava trabalhando. Em um certo momento, olhou para o parquinho onde os meninos brincavam e pediu para usar areia. E porque não? E assim seguiu passando cola, agora usando também a areia como ingrediente. E nem mesmo a visita de um amigo macaquinho, curioso com todo movimento e com os móbiles que penduramos para secar, atrapalhou a concentração da Gigi.
Foi só depois de um longo tempo que ela deu a atividade por encerrada. E foi explorar o parque junto com os meninos, no restinho de manhã que sobrou antes do almoço.
Tem dicas no fim do post para você construir móbiles também. ♥










- Use os pratos que sobraram de alguma festa, ou pedaços de papelão. Tampa de caixa de pizza também fica bem legal!
- Misture outros elementos como estrelinhas, lantejoulas ou purpurina. As crianças adoram!
- Cola branca demora para secar. Espere que esteja bem seca para pendurar o móbile, caso contrário os elementos da colagem podem escorrer e cair, deixando uma meleca no chão.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Visão, tato, olfato. Explorar elementos da natureza é uma ótima atividade para trabalhar diferentes texturas, cheiros e cores.
- Imaginação. Dá para criar lindas colagens com a mistura de folhas, flores e sementes, formando desenhos abstratos ou mesmo formas concretas.
- Coordenação motora. Passar cola e manusear diversos elementos criando uma composição são movimentos que também exercitam a coordenação.
- Linguagem. Expedições ao ar livre permitem novas descobertas e o enriquecimento do vocabulário. Durante a atividade procure dar nome e descrever as características de todos os elementos que forem encontrados.
SEGURANÇA
- Cuidado com o uso da cola! Ao terminar a atividade verifique se não ficou nenhum restinho no chão ou em folhas e plantas. Afinal, não queremos nenhum bichinho curioso ingerindo cola sem querer.
- Ao buscar elementos para a colagem, muita atenção para não deixar a criança pegar nada que possa ser perigoso, como plantas venenosas ou cogumelos. Certifique-se também de não pegar nada que tenha insetos ou espinhos .
PREPARO e BAGUNÇA
- O preparo é bem simples. Faz um pouco de bagunça sim, mas é fora de casa! Ainda assim é importante ao final da atividade limpar o lugar com atenção e não deixar nenhum resto de cola espalhado. Também não esqueça de recolher as folhas e flores que sobrarem e devolvê-las para natureza.
Fiquei emocionada, apaixonada e, diria, sem palavras, passeando pelo massacuca. Parabéns pela iniciativa, por possibilitarem tantas descobertas e vivências aos pequenos. Seus filhos certamente são e serão muito felizes, gratos, cuidadosos com a natureza, com as pessoas e o mundo que os cerca. Deus as abençoe infinitamente!