Quem viu nossa receita de tinta caseira preparada pelas irmãs Sofie e Maria Luisa sabe que a tarde com as meninas foi muito divertida. E ainda teve mais! Aproveitamos a bagunça para brincar também com carimbos naturais, uma ideia simples e cheia de criatividade. Usamos algumas batatas, cenoura, pimentão, erva-doce e os nossos inseparáveis cortadores de biscoito. A tinta caseira acabou antes que os carimbos ficassem prontos, então resgatamos alguns potinhos de guache que estavam esquecidos na gaveta.
Batatas cruas são perfeitas para fazer carimbos pois são firmes e fáceis de cortar. A maneira mais simples de criar desenhos é usando cortadores de biscoito como molde. Basta partir a batata ao meio, pressionar o cortador para dentro e cortar os excessos ao redor da forma. Não tem cortadores em casa? Use apenas uma faca e a imaginação. Não precisa ficar perfeito, afinal o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto!
Muita gente acredita – e nós também! – que brincar com os alimentos fortalece a relação dos pequenos com a comida, ajudando a estabelecer uma alimentação mais saudável. Legumes e verduras deixam de ser aquela coisa estranha que aparece pronta no prato e viram objetos de curiosidade e exploração. Ao preparar os carimbos, chame a criança para observar as texturas, as diferenças entre a casca e a polpa, mostre as sementes, as folhas. Faça o mesmo na próxima vez que for cozinhar e provavelmente aquela abobrinha assustadora se transformará em algo interessante e saboroso.
Veja as fotos e nossas dicas no fim do post. ♥
DICAS
- É uma ótima atividade para fazer usando aquele alimento que já não está tão bacana para comer.
- Escolha as batatas pelo tamanho. Precisam ficar confortáveis na mão das crianças.
- Antes de começar a brincadeira deixe os carimbos secando por alguns minutos em contato com papel toalha para tirar o excesso de umidade.
- Durante a atividade é possível lavar os carimbos para usar diferentes cores. Só não esqueça de secar com papel toalha novamente.
- Troque o guache por tinta para tecido e deixe as crianças criarem camisetas personalizadas. Mas só com os maiores, pois a tinta não é adequada para os pequenos.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Tato e visão.
- Imaginação. A criança cria desenhos usando as formas e texturas.
- Coordenação motora. Carimbar é um ótimo exercício, pois exige coordenação e precisão.
- Linguagem. Explore cada um dos alimentos dando os nomes para suas características, ampliando o repertório de palavras da criança.
SEGURANÇA
- Deixe a criança ajudar na escolha das formas, mas os carimbos devem ser preparados por um adulto.
- Não deixe as crianças comerem os alimentos crus e sujos de tinta.
- Verifique se a tinta usada é atóxica e segura para crianças.
PREPARO e BAGUNÇA
- Basta cortar os alimentos e em poucos minutos está tudo pronto. Os carimbos de batata com cortadores de biscoito tomam um pouco mais de tempo, mas não são difíceis de preparar.
- Brincar com tinta faz bagunça. Procure forrar o local da atividade com uma toalha plástica.
Olá,
Sou mãe da Beatriz que tem 1 ano e 2 meses, e achei esse blog DEMAIS. Adorei adorei adorei a ideia de vocês, fazem umas duas semanas que eu “cacei” esse tipo de blog e não encontrei nada, só algumas mães que dão opnioes em brinquedos, mais nada legal como aqui, assisto o canal da Flavia Calina que faz esse tipo de brincadeiras com a filha dela( por isso foi atras de algo assim). Continuem com esse projeto ! Adorei adorei!
Bjo
Meninas, estou amando o Blogg! Parabéns e muito obrigada pela imensa ajuda!!! Por favor qual o corante de alimnetos vcs usam e onde vcs compram? Muito obrigada e bj grande
Oi Andrea, que bom saber que você está gostando do nosso trabalho! Vamos enviar um email com as informações do corante. :)