Há muitos anos atrás durante uma viagem ganhei de uma simpática senhora uma pequena bonequinha de tecido feita apenas com nós. Pendurei o lindo presente em minha mala e segui acompanhada da boneca para tantos outros lugares.
Tempos depois uma amiga pediu a mala emprestada e, ao ver a bonequinha, perguntou se eu conhecia o significado daquele presente. Foi então que descobri a linda história da Abayomi, que conto aqui para vocês:
Durante as longas e tristes viagens a bordo dos navios negreiros as mães escravas rasgavam retalhos de suas roupas e criavam pequenas bonecas para acalmar seus filhos. Feitas apenas com nós e sem costura, as lindas figuras serviam também como amuletos de proteção. Abayomi, como são conhecidas, significa “encontro precioso” em Iorubá.
Minha primeira Abayomi ficou velha, o Antonio nasceu, cresceu e foi para a escola. E foi ali, em um encontro de pais, que aprendi a fazer a bonequinha junto com as crianças, usando apenas retalhos e poucos nós. Como não amar algo tão simples, e tão cheio de história e carinho? ♥
Quer fazer uma Abayomi? Veja nosso passo a passo:
Dificuldade de preparo moderadaPouca bagunça
DICAS
- Procure usar tecidos que não desfiam.
- Invente roupas diferentes, crie turbantes, faça sobreposições, use rendas e cores. Fica lindo!
- Abayomi é um ótimo presente! E não esqueça de contar a sua linda história para todos.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Brincar de boneca estimula a imaginação e a criatividade.
- Para os maiores que já conseguem fazer a boneca sem a ajuda de adultos é um ótimo exercício de coordenação motora.
SEGURANÇA
- Para cortar os retalhos com tesoura é preciso a ajuda de um adulto.
PREPARO e BAGUNÇA
- Simples de fazer mas é preciso ter um pouco de paciência e não desistir caso a bonequinha fique um pouco torna na primeira tentativa.
- Pouca bagunça.
SENSACIONAL!
Achei o site de vocês por acaso e estou apaixonada!
Obrigada por compartilharem tanta coisa legal!